O Que é Gestão de Frotas?
É a atividade responsável pelo gerenciamento da mobilidade no dia a dia de uma empresa. Em suma, é a administração dos veículos e os custos decorrentes desse patrimônio.
A frota gerencial vale para qualquer tipo veículo como automóveis, caminhões, veículos especiais, e assim por diante. A gestão de frotas se aplica para qualquer tamanho de frota e objetivo.
Por objetivo da frota, inclui-se a utilização de veículos para visitas comerciais, transporte de equipe técnica, viagens, entregas, transporte de objetos importantes, benefício para funcionários e assim por diante.
Os Custos Mais Relevantes de Uma Frota
Considerando a manutenção de uma frota própria, uma empresa corre mais riscos, os custos são altos. Podemos citar alguns custos: peças e acessórios dos veículos, mão de obra técnica, seguros, tempo ocioso em caso de falta de veículo para repor casos de acidentes, tributos e encargos, mão-de-obra (motoristas). Essas são os custos mais comuns e relevantes.
Como Reduzir esses Custos?
Não é segredo que a terceirização é uma estratégia usada por inúmeras empresas. Mas vamos elencar agora, alguns motivos pelos quais é inteligente terceirizar os serviços de transporte executivo.
- Veículos mais modernos
- Sem pagamentos de IPVA e manutenções
- Sem impostos e Encargos Trabalhistas
- Sem Risco de passivo trabalhista
- Sem Risco de precisar contratar temporários em casos de faltas e afastamento
- Economia de tempo de recrutamento e seleção
- Economia com treinamentos e gestão de regras de Compliance, já que os motoristas já são prontos
- Economia com pagamentos de seguros
Como você observou, a gestão de frotas é uma área estratégica na empresa e precisa conseguir os menores custos com assertividade. Terceirizar os serviços de transporte executivo é uma das melhores estratégias, conforme descrito acima. Os passageiros podem não saber de todo o trabalho envolvido nessa gestão, mas eles terão as melhores experiências e a empresa a melhor gestão.